Postado em 08 de Junho de 2018 às 15h08

CUIDADOS COM SEU PET IDOSO

Cuidados (11)

Hoje em dia nossos pets vivem muito mais do que viviam antigamente. Isso se deve ao fato de proporcionarmos a eles cada vez mais cuidados, melhores hábitos alimentares e etc. Como consequência dessa maior longevidade, surgiram novas condições de saúde e comportamento que até então não conhecíamos.

Quais são os problemas mais frequentes nessa faixa etária?

Alterações cardíacas: uma vida ativa e cheia de passeios faz muito bem à saúde cardíaca dos cachorros. Mesmo que seu animal tenha essa rotina saudável, com a idade não custa prestar atenção em sinais como tosse e respiração ofegante, que entregam doenças no peito.
Problemas ortopédicos: são mais diagnosticados em animais de grande porte. Caso o quadro se agrave, com o tempo o bicho pode ter dificuldade para se levantar e se locomover.

Insuficiência renal: acomete com maior frequência raças de pequeno porte. Com o envelhecimento, os rins deixam de funcionar como deveriam e acabam eliminando nutrientes essenciais. Se o animal perder o apetite, emagrecer rapidamente, passar a beber muita água e fizer xixi a todo momento, leve-o depressa ao veterinário.

Disfunção cognitiva: os cães com idade muito avançada às vezes sofrem de uma degeneração similar ao Alzheimer. Daí, se tornam lentos e distantes. O aprendizado e o treinamento que receberam ao longo da vida podem regredir consideravelmente.


Dá para passear numa boa com o cachorro idoso?
Claro! A recomendação é que ele seja levado para caminhar nos horários mais frescos do dia. E nada de forçá-lo a se exercitar além do seu limite.

Como deve ser a alimentação?
O conselho é dar preferência às chamadas rações seniores, adaptadas às necessidades nutricionais da maturidade. ?Elas são ricas em ômega-3, zinco, proteínas, fibras e pobres em gordura.

Veja também

ESCOVAÇÃO DA PELAGEM DO SEU CÃO01/06/18 Depois de identificar o tipo de pelagem que o cão possui, o próximo passo para escovar o cachorro corretamente é escolher o instrumento certo. Cães de pelo longo preferencialmente devem ser escovados com escovas de aço, que desembaraçam os nós mais facilmente. Dependendo da grossura do fio vai ser a firmeza da escova. Cães de pelo delicado, como o Maltês ou o Yorkshire, devem ser escovados com calma por uma escova......
CUIDADOS COM OS DENTINHOS DO SEU PET29/06/18 Como em todo hábito, a escovação deve começar desde cedo, ainda quando seu pet é filhote. Nessa época, eles estão mais receptivos às novidades e aceitarão sem maiores problemas passar pelo procedimento. Se o seu pet já é adulto, a tarefa fica um pouco mais......
Cuidados com seu pet no inverno26/05/18 No caso dos cães, as doenças mais comuns nessa época do ano são as viroses, como a traqueobronquite ou tosse dos canis, cujos sintomas lembram muito o resfriado humano, como febre, apatia, tosse, coriza e espirros. Se......

Voltar para BLOG