Postado em 01 de Junho de 2018 às 09h51

ESCOVAÇÃO DA PELAGEM DO SEU CÃO

Cuidados (11)

Depois de identificar o tipo de pelagem que o cão possui, o próximo passo para escovar o cachorro corretamente é escolher o instrumento certo.
Cães de pelo longo preferencialmente devem ser escovados com escovas de aço, que desembaraçam os nós mais facilmente. Dependendo da grossura do fio vai ser a firmeza da escova. Cães de pelo delicado, como o Maltês ou o Yorkshire, devem ser escovados com calma por uma escova de dentes finos e mais flexíveis na base, para não danificar o pelo. Já cães de pelo duplo ou grosso pedem um pouco mais de firmeza na escova para retirar todos os nós e o grande excesso de pelos.
Os cães de pelo curto pedem escovas de borracha, que retiram os pelos com eficiência sem machucar a pele do bichinho. Até um cão de pelo bem baixinho e curto deve ser escovado, e por seus pelos serem tão unidos à pele, é muito perigoso usar escovas de metal e cortar a pele do cãozinho.
Alguns cães possuem o pelo duro, que lembram cerdas de escovas de cabelo. Esse tipo de pelo é um pouco complicado de se escovar devido à sua grossura. É interessante que o dono vá com calma e cuidado, para não acabar machucando o animal caso algum pelo seja arrancado ou quebrado.
A frequência das escovações vai depender do comprimento e da grossura do fio. De forma geral, o cão deve ser escovado uma vez por semana, sendo que a região do focinho deve ser escovada diariamente. Porém, cães de pelo longo devem ser escovados de 2 a 3 vezes por semana, e raças de pelo muito delicado é indicado a escovação todos os dias.

Veja também

CUIDADOS COM SEU PET IDOSO08/06/18 Hoje em dia nossos pets vivem muito mais do que viviam antigamente. Isso se deve ao fato de proporcionarmos a eles cada vez mais cuidados, melhores hábitos alimentares e etc. Como consequência dessa maior longevidade, surgiram novas condições de saúde e comportamento que até então não conhecíamos. Quais são os problemas mais frequentes nessa......
Cuidados com seu pet no inverno26/05/18 No caso dos cães, as doenças mais comuns nessa época do ano são as viroses, como a traqueobronquite ou tosse dos canis, cujos sintomas lembram muito o resfriado humano, como febre, apatia, tosse, coriza e espirros. Se......
O QUE É HIDRATAÇÃO E QUAL SUA IMPORTÃNCIA?11/06/18 A hidratação é uma reposição de água e nutrientes à pelagem, sendo assim de extrema importância para a saúde dos pelos e por muitas vezes também ajuda na saúde da pele, já que guardada as devidas proporções, um pelo saudável contribui para uma pele......

Voltar para BLOG