Hoje em dia nossos pets vivem muito mais do que viviam antigamente. Isso se deve ao fato de proporcionarmos a eles cada vez mais cuidados, melhores hábitos alimentares e etc. Como consequência dessa maior longevidade, surgiram novas condições de saúde e comportamento que até então não conhecíamos.
Quais são os problemas mais frequentes nessa faixa etária?
Alterações cardíacas: uma vida ativa e cheia de passeios faz muito bem à saúde cardíaca dos cachorros. Mesmo que seu animal tenha essa rotina saudável, com a idade não custa prestar atenção em sinais como tosse e respiração ofegante, que entregam doenças no peito. Problemas ortopédicos: são mais diagnosticados em animais de grande porte. Caso o quadro se agrave, com o tempo o bicho pode ter dificuldade para se levantar e se locomover.
Insuficiência renal: acomete com maior frequência raças de pequeno porte. Com o envelhecimento, os rins deixam de funcionar como deveriam e acabam eliminando nutrientes essenciais. Se o animal perder o apetite, emagrecer rapidamente, passar a beber muita água e fizer xixi a todo momento, leve-o depressa ao veterinário.
Disfunção cognitiva: os cães com idade muito avançada às vezes sofrem de uma degeneração similar ao Alzheimer. Daí, se tornam lentos e distantes. O aprendizado e o treinamento que receberam ao longo da vida podem regredir consideravelmente.
Dá para passear numa boa com o cachorro idoso? Claro! A recomendação é que ele seja levado para caminhar nos horários mais frescos do dia. E nada de forçá-lo a se exercitar além do seu limite.
Como deve ser a alimentação? O conselho é dar preferência às chamadas rações seniores, adaptadas às necessidades nutricionais da maturidade. ?Elas são ricas em ômega-3, zinco, proteínas, fibras e pobres em gordura.
Compartilhe!
Veja também
O QUE É HIDRATAÇÃO E QUAL SUA IMPORTÃNCIA?11/Jun/201811/06/18há 6 anos Segunda-feira, 11 de Junho de 201811/06/2018A hidratação é uma reposição de água e nutrientes à pelagem, sendo assim de extrema importância para a saúde dos pelos e por muitas vezes também ajuda na saúde da pele, já que guardada as devidas proporções, um pelo saudável contribui para uma pele saudável. Cães de pelo escuro podem ficar avermelhados se ficarem por algum tempo ao sol, os fios queimam, agora já os cães de pelagem clara podem ficar com aspecto......
Dermatite canina11/Jan/201911/01/19há 6 anos Sexta-feira, 11 de Janeiro de 201911/01/2019A dermatite canina é um dos problemas que mais acometem os pets. A doença nada mais é do que uma infecção na pele, provocando muita coceira, vermelhidão e pequenas feridas. Entre os diversos tipos de dermatite,......
CARACTERISTICAS DO GATO PERSA!28/Jun/201828/06/18há 6 anos Quinta-feira, 28 de Junho de 201828/06/2018Conhecidos por seu focinho achatado e pelos longos, os gatos persas foram importados da Pérsia (Atual Irã) para a Europa no ano de 1620 e por centenas de anos eles enfeitaram as cortes das realezas na França, Itália e Inglaterra.......