Hoje em dia nossos pets vivem muito mais do que viviam antigamente. Isso se deve ao fato de proporcionarmos a eles cada vez mais cuidados, melhores hábitos alimentares e etc. Como consequência dessa maior longevidade, surgiram novas condições de saúde e comportamento que até então não conhecíamos.
Quais são os problemas mais frequentes nessa faixa etária?
Alterações cardíacas: uma vida ativa e cheia de passeios faz muito bem à saúde cardíaca dos cachorros. Mesmo que seu animal tenha essa rotina saudável, com a idade não custa prestar atenção em sinais como tosse e respiração ofegante, que entregam doenças no peito. Problemas ortopédicos: são mais diagnosticados em animais de grande porte. Caso o quadro se agrave, com o tempo o bicho pode ter dificuldade para se levantar e se locomover.
Insuficiência renal: acomete com maior frequência raças de pequeno porte. Com o envelhecimento, os rins deixam de funcionar como deveriam e acabam eliminando nutrientes essenciais. Se o animal perder o apetite, emagrecer rapidamente, passar a beber muita água e fizer xixi a todo momento, leve-o depressa ao veterinário.
Disfunção cognitiva: os cães com idade muito avançada às vezes sofrem de uma degeneração similar ao Alzheimer. Daí, se tornam lentos e distantes. O aprendizado e o treinamento que receberam ao longo da vida podem regredir consideravelmente.
Dá para passear numa boa com o cachorro idoso? Claro! A recomendação é que ele seja levado para caminhar nos horários mais frescos do dia. E nada de forçá-lo a se exercitar além do seu limite.
Como deve ser a alimentação? O conselho é dar preferência às chamadas rações seniores, adaptadas às necessidades nutricionais da maturidade. ?Elas são ricas em ômega-3, zinco, proteínas, fibras e pobres em gordura.
Compartilhe!
Veja também
Dermatite canina11/Jan/201911/01/19há 6 anos Sexta-feira, 11 de Janeiro de 201911/01/2019A dermatite canina é um dos problemas que mais acometem os pets. A doença nada mais é do que uma infecção na pele, provocando muita coceira, vermelhidão e pequenas feridas. Entre os diversos tipos de dermatite, algumas são mais frequentes e conhecidas, como a sarna, a micose, a escabiose, entre outros. Cada uma tem suas características particulares, mas os......
Previna a Giardíase no seu cãozinho e proteja a sua família!!!10/Jul/201810/07/18há 7 anos Terça-feira, 10 de Julho de 201810/07/2018Você sabia que a Giardíase é uma doença que pode prejudicar muito não apenas seu cãozinho, mas você também? Sabe quais são os sintomas e como prevenir a doença? -É uma......
ESCOVAÇÃO DA PELAGEM DO SEU CÃO01/Jun/201801/06/18há 7 anos Sexta-feira, 01 de Junho de 201801/06/2018Depois de identificar o tipo de pelagem que o cão possui, o próximo passo para escovar o cachorro corretamente é escolher o instrumento certo. Cães de pelo longo preferencialmente devem ser escovados com escovas de aço, que desembaraçam os nós mais......